Bem-vindo ao II CONBRALE!

APRESENTAÇÃO

As várias crises pelas quais a sociedade tem passado nas últimas décadas atinge diretamente a educação, sobretudo, em suas bases de ensino e aprendizagem, formação docente e currículo. Também as crises dos sujeitos e dos campos de conhecimento são impactadas por questões de inclusão social, digital; escola sem partido questões ou “ideologias” de gênero na escola, ensino religioso etc.

As crises servem como parâmetro de que as “ressacas” culturais, sociais, educacionais e subjetivas precisam de uma reorganização em sua estrutura macro. No caso da educação formal e do conhecimento escolarizado, há muito o que precisa ser dito, principalmente no momento histórico em que vivemos, quando a velocidade do pensamento, as mudanças estruturais em quase todos os âmbitos de domínio do humano acontecem em curto espaço de tempo, exigindo novos procedimentos em que os atores da grande cena escolar dramatizam, no mais das vezes, seus dramas por não darem conta das competências exigidas para os sujeitos de agora e do amanhã.

Assim, o II CONBRALE propõe a discussão em torno do tema “Ensino e aprendizagem: como e para quê?”, considerando a temática que ao mesmo tempo questiona dois lugares desse processo (do formador e do formando); e as diretrizes que ligam diretamente as duas instâncias: a de quem ensina e a de quem aprende (a dicotomia é necessária, mas está distante da relação da educação bancária como propunha a visão binária de entender essa relação). Neste sentido, quem está compromissado com as práticas de ensino e visando o que com as suas práticas são fatos a serem destacados durante o evento. Como atender as demandas de ensino das gerações de hoje e futuras, à medida que o futuro se desenha constantemente em nosso presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a que sujeitos ou demandas? Quem se beneficia com os modos de os currículos se materializarem em práticas de ensino e aprendizagem?

O CONBRALE convida a todos os interessados e interessadas nessas questões para dialogarem com o intuito de  chegar a uma síntese que favoreça a inclusão de outros olhares, e mais provocadores, sobre o ensino e a aprendizagem, de modo que a educação escolarizada possa atender em sua plenitude, e com qualidade, sobretudo no ensino público, as diversas demandas oriundas e típicas do momento histórico que estamos vivendo.

O evento organiza-se em torno de palestras, mesas-redondas e sessões de comunicação que contemplam temas chave para entender o ensino e a aprendizagem hoje e para o amanhã: letramentos, dificuldades de aprendizagem, dispedagogia, currículo, políticas públicas, inclusão, ensino de leitura, literatura, línguas; diversos modos e linguagens através dos quais é preciso estruturar as práticas de ensino.
 

Descrição Resumida

O CONBRALE pretende fomentar discussões em torno de procedimentos de ensino e de aprendizagem, visando garantir uma melhor visão docente sobre o ensinar hoje de modo a garantir uma aprendizagem mais competente e condizente com as linguagens que circulam no mundo de hoje.
Objetivos

- Promover a integração de pesquisadores, professores e estudantes a partir do tema sobre o qual o evento se mantém;
- Garantir discussões aprofundadas e que causem impacto na vida profissional dos envolvido;
- Questionar as “zonas de conforto” de muitas práticas de ensino que não favorecem uma aprendizagem plena;
- Estabelecer diálogos interinstitucionais visando à visibilização de programas e cursos através das competências e produtos desenvolvidos;
- Buscar uma educação de qualidade e que atenda as demandas do homem de hoje.
Publico Alvo

Professores pesquisadores
Professores da educação básica
Professores em formação
Outros
Participantes, algumas datas relacionadas as atividades do eventos devem ser observadas. Limite de inscrição, envio de trabalho, divulgação de resultado, entre outros. Não perca nenhum prazo! Abaixo estão as principais datas do evento.

Período para inscrição no evento está encerrado!
Entrar
(Sou cadastrado)

Já sou cadastrado / Área do Participante

Na área do participante você poderá:
- Efetuar pagamento em cartão ou boleto.
- Submeter e acompanhar resultado de trabalhos e propostas.
- Acessar e ou atualizar dados da inscrição entre outras opções.

Inscreva-se
(Não sou cadastrado)
(Esqueci minha senha)
Trabalhos

Confira os prazos

Submissão do resumo: Prorrogado até 24 de maio de 2018
Limite para envio de correção (trabalho avaliado como necessita de correção): 30 de maio de 2018
Resultado Final: 06 de junho de 2018 
Inscrições

Prazos de Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 11 de junho de 2018, às 23h e 59min (horário de Brasília).
Alertamos para os prazos de chamada promocionais.

1ª chamada: 23/04/2018
2ª chamada: 14/05/2018
3ª chamada: 11/06/2018
Evento

Realização do Evento

O evento será realizado no - Centro de Convenções Raymundo Asfora - Garden Hotel - Campina Grande/PB
Certificados e ANAIS

Emissão

DATA DE ENTREGA DE CERTIFICADOS: Os certificados serão disponibilizados em apenas 15 dias úteis após o encerramento do evento. 
PUBLICAÇÃO DE ANAIS: O pagamento da inscrição do autor principal e coautores são obrigatórios para que os trabalhos sejam publicados nos anais. Os ANAIS do evento estarão disponíveis em até 45 dias úteis.

II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE LETRAMENTOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Ensino e aprendizagem hoje: como e para quê?