Grupos de Trabalho (GT)

GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje

Este GT tem o objetivo de reunir pesquisas, concluídas ou em andamento, e relatos de experiências que reflitam sobre a abordagem do texto literário na educação básica ou superior, privilegiando a formação do leitor literário; problematizem aspectos históricos e conceituais da escolarização da literatura; Discutam o lugar do professor como leitor e mediador na abordagem da literatura na escola; Abordem os lugares e modos de leitura dos leitores literários com o advento das novas tecnologias.

Coordenadores

  1. Ana Lúcia Souza
  2. Carlos Magno Gomes

GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem

A produção textual é uma atividade própria do ser humano, em seus aspectos subjetivos, e essencialmente social. De forma coletiva e social, por envolver prescrições estabelecidas por determinado grupo/comunidade, e individual por considerar o contexto e a subjetividade dos envolvidos no trabalho da escrita de textos. Nesse sentido, consideramos que a produção textual, em qualquer nível de escolaridade, deverá considerar o contexto, aspectos sociais e culturais dos envolvidos (escritores e leitores). O objetivo do GT é reunir estudos, pesquisas que contemplem a análise do trabalho docente com a produção escrita de textos em sala de aula, sob diferentes perspectivas teóricas. Do ponto de vista metodológico, o GT abrange pesquisas qualitativas, filiadas ao campo aplicado de estudos da linguagem, ensino e formação, nas quais a geração de registros tenha sido feita através de pesquisa colaborativa ou pesquisa ação, e a análise tenha privilegiado os elementos processuais da didatização, evidenciando o trabalho com a produção textual na perspectiva do texto como processo.

Coordenadores

  1. Iara Francisca Araújo Cavalcanti
  2. Maria de Fátima Aquino

GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem

O GT organiza-se em torno de discussões que fomentem modos, práticas e olhares sobre como se ensina, o que se ensina e quem aprende. Busca estabelecer diálogos com propostas didático-pedagógicas que pensem o que fazer e para quem fazer a educação, proporcionando ao educando um ensino capaz de viabilizar uma aprendizagem correspondente ao ritmo e às dificuldades e enfrentadas pelos alunos. Também discutir as práticas dispedagógicas de ensino, muitas vezes inconscientes, que mais dificultam do que ensinam.

Coordenadores

  1. Antonio de Pádua Dias da Silva

GT - 04. Textos Multimodais e Ensino

O GT espera reunir/discutir pesquisas – exploratórias, bibliográficas, descritivo-analíticas e/ou aplicadas –, concluídas ou em andamento, que abordem o trabalho com textos multimodais em contexto de ensino, de modo a evidenciar no letramento escolar as contribuições dos recursos disponíveis pela linguagem para o aperfeiçoamento do sujeito escolar em processo de aprendizagem.

Coordenadores

  1. Linduarte Pereira Rodrigues
  2. Maria Gorette Andrade Silva
  3. Maria Sandra Pereira

GT - 05. A Leitura Lúdica na Educação Básica

Em ensaio de grande influência em muitos estudos literários, Huizinha (1980) reflete sobre o ludismo em diferentes setores do saber e da experiência humana. O lugar e o significado do jogo (ludus) na literatura em geral, na literatura infantil e especialmente na poesia já foi bastante estudado. A criança vivencia a leitura, quase sempre, como um jogo em que sua imaginação é convocada e estimulada pelos enredos, pelos jogos sonoros e semânticos, por personagens, por espaços inusitados, dentre outras dimensões. Neste sentido, a leitura lúdica se constitui como essencial na formação de leitores de literatura. Este GT objetiva congregar, portanto, trabalhos que busquem refletir sobre vivências e propostas de leitura na educação básica. Espera-se, fundamentalmente, que a leitura literária atenda à dimensão lúdica do leitor, isto é, que não se prenda ao ensinar conteúdos escolares e a moralismo de qualquer natureza. Os trabalhos podem articular a leitura literária dos mais diferentes gêneros a outras artes.

Coordenadores

  1. Helder Pinheiro Alves
  2. Marcelo Medeiros da Silva

GT - 06. Letramentos e Leituras de Resistência

O GT propõe uma discussão acerca das práticas dos múltiplos letramentos no contexto de ensino e aprendizagem que abordem a perspectiva das leituras de resistência. Pretende-se debater sobre as práticas de leituras realizadas no contexto escolar, problematizando o que se aprende e como se aprende na escola, investindo na perspectiva da função dos docentes no espaço da sala de aula para o trabalho com as leituras resistentes para a formação de alunos/sujeitos críticos.

Coordenadores

  1. Micaela Sá
  2. Rosangela Melo

GT - 07. Letramentos e Ensino de Línguas

Este GT propõe a discussão sobre o ensino de línguas estrangeiras na educação básica como uma prática de letramento. Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Fundamental (Brasil, 1998) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), entende-se que o ensino de línguas estrangeiras envolve questões de cunho social e político. Portanto as aulas de línguas devem capacitar o aluno a realizar atividades que permitam a aprendizagem da LE a partir de temas que fazem parte do seu contexto (ou não). A partir dessa prática, ele poderá ampliar seus conhecimentos e favorecer seu desenvolvimento como cidadão. Considerando o exposto anteriormente, é de fundamental importância que os profissionais da educação na área de LE, direcionem suas atividades docentes para as práticas de letramento.

Coordenadores

  1. Gilda Carneiro Neves
  2. Alessandro Giordano

GT - 08. Currículos Escolares e a Gestão do Temas em Educação

O Currículo, construção interessada e endereçada, é perpassado por relações de poder que se dão num espaço cultural de disputas entre seus agentes. Problematizar o Currículo se faz necessário e urgente diante o acirramento das disputas educacionais que tentam manter as definições do sujeito balizadas numa cultura binária inconteste. Considerando sua historicidade, o Currículo possibilita desterritorializações dos marcadores essencialistas de gênero, raça/ etnia, geração, religião, classe e sexualidade; nos permite produzir táticas que visem tornar o planejamento pedagógico e a formação dos professores ferramentas para pensar a diferença como algo propositivo e positivo. Excluir tais discussões das pautas que envolvem o ensino e a aprendizagem é abdicar da oportunidade de discutir sobre existências, repensar sentidos do viver, potencializar experiências que se dão no cotidiano escolar a despeito de nossos preconceitos e/ou visões de mundo particulares.

Coordenadores

  1. Rozeane Porto Diniz
  2. Kyara Maria de Almeida Vieira

GT - 09. Letramentos Literários

Letramento literário circunda a relação leitor e escritor, elaborando o exercício sociabilizado na instituição escolar por meio da leitura de textos literários, sejam estes canônicos ou não. O texto literário não deve ser observado simplesmente como uma formação textual, pois sinaliza para a construção de novos caminhos acerca da interpretação de mundo vivenciado por escritor e leitor sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem. A escola configura-se como principal premência de letramento, no entanto, podemos observar que algumas leituras de textos literários, apesar de práticas com êxito não tem conseguido formar um razoável leitor literário. O presente GT receberá trabalhos, que possam contribuir para orientação de um leitor, oferecendo os instrumentos indispensáveis para que se elaborem leituras, sem, contudo, desconsiderar as práticas de letramento literário realizadas pelos próprios alunos.

Coordenadores

  1. Rosilda Alves Bezerra
  2. Maria Suely da Costa

GT - 10. Ensino Contextual de Gramática

Discutimos o ensino de português, considerando a necessidade de apropriação por parte do professor das diversas concepções de língua, de linguagem e de gramática. Entretanto, assumimos uma perspectiva que defende um ensino conectado às situações de uso, considerando os contextos sociais diversos, ou seja, uma gramática vinculada à interação. Vislumbramos uma prática de ensino que observe as relações entre formas e funções, e o consequente embate entre instabilidade e estabilidade, caracterizador do sistema gramatical. Desse modo, projetamos uma aprendizagem baseada na contextualização da gramática, privilegiando as atividades epilinguísticas sem menosprezo às metalinguísticas.

Coordenadores

  1. Marta Anaísa Bezerra Ramos
  2. Camilo Rosa Silva

GT - 11. Políticas Publicas para o Ensino de Hoje

Este grupo tem como objetivo recepcionar estudos e pesquisas concluídas ou em andamento que versem sobre as políticas educacionais que se relacionam a reforma curricular do ensino médio, a base nacional comum curricular e suas proposituras, observando suas aplicações, implicações e impactos na escola e nas experiências e vivências docentes no contexto atual. Propõe ainda, abarcar trabalhos sobre as políticas para formação de professor, inicial e continuada, bem como promover o debate em torno da precarização do trabalho docente e os processos de ensino e aprendizagem atuais que focalizem as políticas de educação para a diversidade e inclusão.

Coordenadores

  1. Patrícia Cristina Araújo Aragão

II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE LETRAMENTOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Ensino e aprendizagem hoje: como e para quê?